28.1.11

Casais do século XXI

Uma das coisas que me choca e entristece, é ver a facilidade com que os casais, em geral, se divorciam. Choca-me ainda mais, quando casais que me são próximos, passam por isso. 
Sim, é um mal da sociedade, como tantos outros, e incomoda-me que venham psicólogos defender que o que importa é o bem-estar de ambos e se não funcionar, há que encarar o divórcio com naturalidade. Só lamento que não seja claro e evidente para a grande maioria dos casais de hoje em dia, que este é um princípio redondamente errado. Que é feito do compromisso, da escolha que se faz para toda a vida, da partilha mútua, da responsabilidade em se investir no relacionamento, de ultrapassar (em conjunto) os desafios que se vão colocando? A leviandade com que se encara este assunto, é a mesma que pauta muitos outros. Porque o que interessa é o bem-estar individual e que se lixe o compromisso no altar. Custe ou não admitir, é uma questão de princípios e valores e a sociedade deturpou-os por completo. Mas a sociedade somos nós e é nossa a responsabilidade de garantir que a próxima geração não acabará com o casamento, enquanto acto instituído e com tudo o que isso implica.

Não, ainda não sou casada, e até poderia estar a falar de barriga cheia, se não tivesse os meus valores bem definidos e aprendido, rodeadas de bons exemplos, que o que Deus une deve ser inquebrável.

7 comentários:

  1. Mai nada! Estou contigo em todas as letrinhas!
    É pra sempre e pra sempre será! ;)
    Jinhos*

    ResponderEliminar
  2. Gostei. Eu não sou casada e penso exactamente o mesmo. Acho que, nesta vida, o maior desejo do meu coração é envelhecermos juntinhos. Não é fácil, não senhor. E se dissesse que não existem dias em que acreditamos piamente que não vai acontecer, estaria a mentir. Mas também acredito piamente que esses dias fazem parte, como fazem parte os dias em que a felicidade é extrema. E é um dia de cada vez que se passa uma vida inteira :)

    ResponderEliminar
  3. Concordo Débora. Os dias desafiantes não nos devem assustar! ;)

    ResponderEliminar
  4. Não sei o que penso a este respeito. Teoricamente concordo com tudo o que disseste. Mas depois vejo casos em que as coisas não me parecem assim tão lineares.

    ResponderEliminar
  5. Compreendo. Este assunto divide muitas opiniões!

    ResponderEliminar