8.7.15

Dos maus julgamentos.

Face à dor: se escolhemos que seja o Senhor a fortalecer-nos ou encontremos forças que não sabíamos ter, frequentemente corremos o risco de sermos consideradas pessoas frias. O facto de não nos lamentarmos em todo e cada ombro, não tem de ser indicativo de tudo estar bem. Com facilidade somos julgados da forma mais imprecisa e descuidada. Acontece que a dor não tem de ser um acto manifestado e validado em praça pública. Essa iguaria é dada a quem a pode apreciar e dela cuidar.
Em oposição, se a mágoa e revolta tomam conta dos nossos dias, aos olhos do mundo somos fracos e não temos em nós a determinação para nos levantarmos. É preciso haver medida. Há perdas que têm de ser choradas mas, de seguida, enterradas aos pés da cruz. O importante é que não fiquemos escravos dessa dor.
Ambos os cenários fazem parte de um só processo. Choramos, secamos as lágrimas e erguemo-nos. É um processo longo e doloroso.
A verdade é que, quer para nosso próprio conforto e despreocupação ou não, acharmo-nos capazes de ajuizar o coração dos outros é desonroso.
Disse Fyodor M. Dostoevsky, cheio de sabedoria: There is immeasurably more left inside than what comes out in words.

9 comentários:

  1. Verdade!
    Fez-me lembrar do que David fez, quando o filho que ele teve com BateSeba ficou doente (podes ler em 2 Samuel 12:15-22). Enquanto a criança vivia, David jejuou, prostrou-se, chorou para que o Senhor o curasse. Mas o bebé morreu e todos ficaram surpreendidos com a reacção que David teve.
    e é isso que podemos aprender: enquanto é tempo de chorar e clamar e lamentar, que o façamos.
    MAs se Deus diz não, então, limpemos o rosto, tomemos um banho e adoremos ao Senhor! Ele é Deus e sabe sempre o que faz e porque o faz.
    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  2. É precisamente isso, Vilma! Sei de que episódio falas e não se podia aplicar melhor. Pessoalmente, tenho-me identificado com este e outros exemplos. Obrigada. :)

    Muitos beijinhos aos 3! ;)

    ResponderEliminar
  3. Ester... opiniões há sempre. Agarra-te no amor que Deus tem por ti. E em nós, que te amamos também.

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão. Tem sido o meu maior exercício diário... Obrigada, prima. :)

    Beijinho nosso!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Parece que andamos por caminhos muito semelhantes, nas mesmas alturas. Um beijinho!

    ResponderEliminar
  8. Deus tem andado bem ocupado connosco. ;) Oro por ti!

    ResponderEliminar