23.6.09

Definição de S

Sinestesia (do grego συναισθησία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -αισθησία (-esthesia) "sensação") é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenómenos provocados por uma condição neurológica.

in wikipédia

2 comentários:

  1. Vocês não falaram do cheiro, especificamente. Se eu vejo um revólver, mesmo que seja de plástico, sinto cheiro de pólvora. Se me lembro de um ônibus sinto cheiro de óleo diesel. Se me lembro de múmia sinto o cheiro dela, e esse problema começou justamente, quando estive no Egito e vi a primeira múmia.
    Sinto cheiro de fumaça de churrasco, se vejo um filme onde assam carne na brasa. Só cheiro ruim. Se soltam foguete também sinto cheiro de pólvora. Penso em coisas boas pra ver se sinto cheiro bom, que nada! Apenas uma vez, lembrei-me de minha mãe e senti cheiro de rosas, porque ela gostava muito. Por causa desse cheiro fiz radiografias, tomografias e ressonância magnética pra descartar a possibilidade de um tumor no cérebro.

    ResponderEliminar
  2. Bom, sei que o meu caso não tem nada haver com a sinestesia. Mas do mesmo jeito não deixa de ser um problema psicológio que se tornou cardiovascular. Eu acho que tenho sindrome do coração partido. Eu li sobre essa sindrome, e os "sintomas" são compatíveis com que eu tenho pelo menos uma vez por semana ou 2 ao mês. Eu li que esse problema pode diminuir o tempo de vida por que pode causar infarto. Eu tenho 15 anos, não quero morrer cedo.

    ResponderEliminar