31.1.13

Ester Maria Das Listas

Basicamente, por dois grandes motivos: tudo e nada. Chega.

Os meus 27

Foram intimistas e simples. Desta vez celebrados dois dias depois, para que o P se pudesse juntar a nós, com a restante família {nesse dia incompleta por mais um membro que acabava de chegar}. Não tem que ser doutra forma, porque o bom é assinalar a data junto a quem me viu completar mais um ano. Gosto de festas nas quais junto os amigos, mas o mais importante foi preparar com a minha mamã uma festa simples e aconchegante. Para o ano as circunstâncias serão bem diferentes.

A minha melhor amiga

Por acaso é minha mãe. É uma pessoa encantadora, talentosa, sábia e dedicada. Conto com ela para tudo e, honestamente, é-me difícil imaginar a vida sem ela. Faz-me uma falta enorme e tem uma importância incrível para mim. Com a distância passei a valorizar mais cada mensagem, cada conversa. Umas das minhas maiores orações é para que Deus dê a saúde àquele corpo frágil, para que passe muitos anos ao nosso lado. Ela e ele. :)

29.1.13

Golden words


"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
1 Pedro 5:6-7

Os grandes sonhos

Mudam vidas e constroem-se com algumas lágrimas e muita paciência.

28.1.13

Ironia

Ou sentido de humor, como queiram chamar. Há muitas histórias assim e a nossa é uma delas. Tudo começou num Aeroporto, o namoro foi bastante viajado e o tema do casamento foi viagens. Claro que para completar este cenário, só faltava mesmo mudarmos de país. Esta foi a parte que nós menos prevíamos...  Deus tem, sem dúvida, um sentido de humor apurado!

Post à emigrante:

Portugal no coração.

27.1.13

Medicamentos e muitos líquidos

Assim se passaram estes dias, ambos de molho em casa. Há segunda semana cá, a falta de habituação a estas temperaturas abriu a porta a uma gripe partilhada. Ele bem pior que eu e com sintomas preocupantes. Uma oportunidade fantástica de conhecermos o sistema de saúde alemão que, honestamente, nos deixou nas nuvens. Já eu, consegui evitar a medicação e despachar a gripe mais depressa, até mesmo para conseguir cuidar do doentinho, ainda que a custo. Quase prontos a enfrentar de novo o frio, lá vencemos os vírus, com menos uns quilos no bucho.

Aquela luz...

...que não há máquina que registe. Acontece que Berlim tem mais sol do que imaginávamos. No dia em que chegámos, o sol de Inverno tratou de nos acolher ainda na pista de aterragem. Anteontem, reapareceu! Dizem por aqui que ele é bastante assíduo, tirando no pico desta estação, que aparece menos visto que a neve tem toda a primazia nestas semanas. Em breve prevê-se uma subida da temperatura que quase nos lembra a Primavera {a alemã, não a portuguesa!}. Estamos ansiosos por voltar a ver a casa inundada de luz.

18.1.13

Bernauer Straße

É aqui que estamos hospedados e, querendo Deus, ficaremos a viver pelo tempo que Ele permitir! A procura de casa em Berlim é inacreditavelmente difícil e as casas raramente vêm arranjadinhas e em boas condições, como estávamos acostumados em Portugal. É impressionante o estado em que as casas são alugadas, coisa que não diria antes de cá chegar. Tirando este aspecto, há outro igualmente inédito. Sempre que há um apartamento {as vivendas são raras} disponível, é marcado um open day a x horas, onde todos os interessados da cidade vão conhecer a habitação. Chegam a estar cinquenta casais interessados a visitar a casa e aquele que primeiro entregar a documentação completa e fidedigna, é quem fica com a mesma. Confesso que há um dia atrás estava meio assustada com esta realidade e com a possibilidade de não encontrar uma casa para nós tão depressa.
A verdade é que Deus ouve as nossas orações. A partir do momento em que abdicamos da vossa vontade e abrimos o coração para possibilidades que não nos agradam, mas aceitamos sabendo que Deus tem o melhor, é nessa altura que Deus nos surpreende. Tudo indica que ficaremos com a casa de um amigo, sendo esta a única possibilidade de conseguirmos uma para nós. Apesar do investimento a montar novamente uma casa, esta está em boas condições {mesmo raríssimo}. Lá para Março, se Deus nos presentear, ela será nossa! O curioso é que em Março do ano passado entrávamos na nossa primeira e anterior casa. Imensa coisa aconteceu em apenas doze meses!

14.1.13

My sweet Jack

Está a crescer sem parar e a encher roupa de 3-6 meses, com apenas 2 meses. Cada pedacinho dele é patusco e está cada vez mais engraçado, à medida que vai começando a interagir connosco. Esta foi uma tarde em família, ontem pela primeira vez o Joaquim adormeceu ao meu colo, numa posição caricata que por algum motivo lhe soube bem. Há momentos simplesmente especiais. Quem é tia sabe a que me refiro.

Agora

From Berlim, para Portugal, nos próximos anos.

11.1.13

Moving out: checked

Quando se tem um marido trabalhador e que mal tem tempo para se coçar, dá para adivinhar quem é que se incumbe de desfazer uma casa inteira sozinha? Lesionada e completamente derreada no fim de tudo, só me pergunto como fui capaz. Vi acontecer mas soa-me a mistério! Depois de anos a saltitar, já só sonho com qualquer coisa que não implique mudanças. =)

Era uma vez...

Foi ontem que olhámos para as paredes que nos abrigaram durante meses, num último adeus. Aquelas cores trazem-me memórias tão bonitas. Verdadeiras bênçãos. Entregámos as chaves da nossa primeira casa e seguimos em frente porque casa, construímo-la onde Deus quiser e para isso bastamos nós os dois, mais Ele.
Quando planeamos aquele que julgamos ser o nosso futuro, deixamos escapar imensas variáveis e, quase sempre, ele vem a revelar-se bem diferente do que o imaginámos. Isso não tem que ser uma coisa má, mas apenas algo com que devemos aprender a viver, quando se deseja que Ele seja o Senhor da nossa vida. Foram uns inesperados seis meses e cheios de momento bons, porque os menos bons não interessam para nada! Seguimos para onde Deus nos chamou e, confiantes, preparamo-nos para os desafios que vamos encontrar ao aterrarmos numa terra que ainda não sentimos como casa.

E o que mais falta me fará são mesmo aquelas cores e aquela luz...ai ai...